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VII CONBALF

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO – CONBALF
ISSN 2763-8588
Tema: Interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
2025
Site do evento: https://www.7conbalf.com.br/
Em 2025, a Associação Brasileira de Alfabetização celebrará, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, na capital paulista, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização.
A temática que direciona a organização do VII CONBAlf centra-se nas interfaces entre políticas públicas, pesquisas e a sala de aula. Essa escolha deve-se ao fato de que essas três dimensões são estratégicas e fundamentais para se pensar avanços significativos no campo educacional, especialmente no contexto em que vivemos a implementação de novas políticas de leitura e de escrita por meio de ações do governo federal e dos governos estaduais e municipais com vistas a impulsionar a qualidade do ensino público.
Como demonstra o acúmulo de conhecimento na área e as pesquisas mais recentes desenvolvidas no Brasil e no exterior, a garantia da escolarização é decisiva para o acesso ao mundo da cultura letrada em uma sociedade grafocêntrica, no entanto, somente a conquista do grau de escolaridade não é garantia de um processo de apropriação da leitura e da escrita que permita a formação de sujeitos alfabetizados com autonomia e senso crítico. Faz-se fundamental investimentos em políticas públicas focadas na superação de desigualdades sociais e de acesso à leitura e a escrita, pautadas em pesquisas e conhecimento científico de relevância e efetivo impacto na realidade educacional de todo o país, que dialogue, subsidie e amplifique as potencialidades do fazer escolar cotidiano no que se refere às práticas de alfabetização.
Nesse sentido, o VII Congresso Brasileiro de Alfabetização se propõe a congregar pesquisadores, estudantes de pós-graduação e de graduação e professores e gestores da Educação Básica a discutir formas de articulação entre a produção de conhecimento científico em alfabetização, a elaboração, a execução e a avaliação de políticas públicas focadas na leitura e na escrita e os principais desafios, dificuldades, avanços e possibilidades da alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos provenientes das mais diversas realidades escolares do Brasil.
Objetivos do VII CONBAlf
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congregar pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação, professores e gestores da Educação Básica e representantes de associações, sindicatos e organizações não governamentais, que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e gestão relativas à alfabetização;
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discutir os impactos das rupturas e retrocessos nas políticas públicas de alfabetização no Brasil;
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fortalecer protagonismo às/aos alfabetizadores/as, trazendo-os para o cenário das discussões e debates sobre o campo das práticas de alfabetização, considerando em especial o momento histórico do ensino remoto e isolamento social;
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propiciar a reunião e a discussão dos múltiplos pontos de vista, espaços e formas de atuação dos diferentes atores envolvidos na alfabetização brasileira;
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discutir os principais desafios, dificuldades e avanços pretendidos na produção acadêmico-científica, nas práticas educacionais e nas políticas públicas brasileiras, sua relação com os desafios políticos, sociais, culturais e educacionais deste momento histórico e sua relação com a produção acadêmico-científica internacional;
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discutir formas de articulação entre produção de conhecimento e demandas educacionais e políticas;
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contribuir para avaliação das perspectivas teórico-conceituais e empíricas referentes às pesquisas, práticas educacionais e políticas públicas para a alfabetização no Brasil;
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propor ações de articulação e colaboração sistemáticas, por meio da ABAlf, entre os diferentes segmentos envolvidos com alfabetização no Brasil;
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promover intercâmbio com redes de alfabetização e associações nacionais ou internacionais;
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propor temas específicos e problematizá-los para a organização do VII CONBAlf.fomentar temáticas para a pesquisa no campo da alfabetização e letramento, fortalecendo a pós-graduação no Brasil;
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impulsionar ações de internacionalização por meio da presença de palestrantes estrangeiros.
Eixos temáticos do VII CONBAlf
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Alfabetização e políticas públicas;
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Alfabetização e história;
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Alfabetização, diversidades e inclusão;
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Alfabetização e infância;
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Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos;
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Alfabetização e culturas digitais, tecnologias e outras linguagens;
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Alfabetização e formação inicial e continuada de professores;
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Alfabetização e suas práticas;
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Alfabetização e literatura.
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Alfabetização, pesquisa autobiográfica e história de vida de professor
Comitês
Comitê Organizador Local
Fernando Rodrigues de Oliveira (Unifesp) - Coordenador
Cláudia Panizzolo (Unifesp)
Renata Marcílio Cândido (Unifesp)
Cláudia Lemos Vóvio (Unifesp)
Gabriela Medeiros Nogueira (FURG)
Emerson de Pietri (USP)
Maria Helena Bertolini Bezerra (PUC-SP)
Renata Barroso de Siqueira Frauendorf (Unicamp)
Samir Ahmad dos Santos Mustapha (SME-São Paulo)
Valdir Heitor Barzotto (USP)
Comitê Organizador Nacional
Adelma Barros-Mendes (UNIFAP)
Artur Gomes de Moraes – UFPE
Cancionila Janzkovski Cardoso (UFMT)
Cecília Maria Aldigueri Goulart - UFF
Dania Monteiro Vieira Costa – UFES
Darlize Teixeira de Mello – ULBRA
Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)
Elvira Cristina Martins Tassoni – PUC-Campinas
Ilsa do Carmo Vieira Goulart – UFLA
Isabel Cristina Alves da Silva Frade (UFMG)
Janaína Soares Martins Lapuente (FURG)
Juliano Guerra Rocha - UFJF
Ludmila Thomé de Andrade – UFRJ
Márcia Regina do Nascimento Sambugari - UFMS
Marta Nörnberg - UFPel
Patrícia Corsino – UFRJ
Regina Aparecida Marques de Souza - UFMS
Selma Costa Pena - UFPA
Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues – UFR
Tatiane Castro dos Santos – UFAC
Telma Ferraz Leal - UFPE
Comitê Científico
Alexsandro da Silva - UFPE
Ana Luiza Bustamante Smolka - Unicamp
Ana Paula Pedersoli Pereira - UEMG
Ana Raquel Costa Dias -UnB
Andrea Brito Ferreira - UFPE
Bárbara Cortella Pereira - UFMT
Carlota Boto - USP
Clecio dos Santos Bunzen Júnior - UFPE
Cleonara Maria Schwartz – UFES
Elaine Constant - UFRJ
Elaine Luciana Sobral Dantas - UFERSA
Elaine Vidal - USP
Eliana Borges Correia de Albuquerque - UFPE
Elizabeth Orofino Lúcio - UFPA
Estela Natalina Mantovani Bertoletti - UEMS
Franciele Ruiz Pasquim - Unifesp
Kenia Adriana de Aquino - UFR
Liane de Castro Araújo - UFBA
Luciana Picoli - UFRGS
Márcia Romero - UNIFESP
Maria José Francisco - UFMG
Marília Forgearini Nunes - UFRGS
Mônica Correia Baptista - UFMG
Nádson Araújo dos Santos - UFAC
Otília Heinig - FURB
Patrícia Camini - UFRGS
Suzana Lopes de Albuquerque - IFG
Valéria Rezende Barbosa - UFMG
Vânia Grim Thies - UFPel
Viviane Gislaine Caetano - UFPA
Vivianny Bessão de Assis -UFMS
Programação
21/07/2025
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP
Largo São Francisco, 95 - Centro, São Paulo
MANHÃ
8h30 - Credenciamento
9h45 - Atividade Cultural
10h00 – Solenidade de Abertura
Gabriela Medeiros Nogueira - Presidente da ABAlf
Fernando Rodrigues de Oliveira - Presidente do Comitê Organizador do VII CONBAlf
Raiane Patrícia Severino Assumpção - Reitora da Universidade Federal de São Paulo
Silvia de Fátima Pilegi Rodrigues - Coordenadora do GT10 - Anped
Fernando Padula - Secretário Municipal de Educação de São Paulo
Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt – Secretária de Educação Básica do MEC
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP (Centro histórico de São Paulo)
11h00 - Conferência de Abertura
Políticas de avaliação, práticas de avaliação em sala de aula e aprendizado de leitura e escrita
Ana Atorresi (Universidad Nacional de Río Negro, Argentina)
Mediação:
Gabriela Medeiros Nogueira – FURG
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP (Centro histórico de São Paulo)
TARDE
14h00 - Mesa 1 – Alfabetização, diversidade e diferença
Convidadas:
Kamila Lockmann – FURG
Adriana Leite Limaverde Gomes – UFC
Josélia Gomes Neves – UNIR
Debatedor:
Regina Ap. Marques de Souza - UFMS
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP (Centro histórico de São Paulo)
16h00 - Coffe Break
16h30 - Mesa 2 – Avaliação da leitura e da escrita: indicadores, concepções e implicações
Convidadas:
Ana Carolina Brandão – UFPE
Renata Sperrhacke – UFRGS
Raimunda Alves Melo – UFPI
Debatedor:
Telma Ferraz Leal – UFPE
Local: Auditório da Faculdade de Direito da USP (Centro histórico de São Paulo)
18h - Reunião da Diretoria da ABAlf
22/07/2025
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
Rua Pedro de Toledo, 697 - 2. andar - Vila Clementino, São Paulo
MANHÃ
9h00 - Atividade Cultural
9h30 - Mesa 3 - Políticas para o livro a leitura literária e as tecnologias digitais na alfabetização e letramento
Convidadas:
Giselly Lima de Moraes – UFBA
Mônica Daisy Araújo – UFMG
Camila Alves de Melo – UFG
Debatedora:
Mônica Corrêa Baptista – UFMG
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
TARDE
14h00 - Mesa 4 - Programas Neoliberais de Educação, Avaliações Externas e os impactos na Alfabetização
Convidados:
Marta Nornberg – UFPel
Ocimar Munhoz Alavarse - USP
Debatedora:
Cancionila Janzkovski Cardoso – UFR
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
16h00 - Coffe Break
16h30 - Mesa 5 - Artesanias da alfabetização e letramento no cotidiano escolar
Convidadas:
Elizabeth Cristina Domingos da Câmara Rabelo – Professora da Ed. Básica de Belém
Clodoaldo Marques da Costa – Professor da Ed. Básica de Macapá
Rita de Cássia Barros de Freitas – Professora no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF
Sílvia Nilcéia Gonçalves – Professora Ed. Básica de Porto Alegre
Debatedora:
Tatiane Castro Santos – UFAC
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
NOITE
19h - Seção de lançamento de Livros
Local: Foyer do Teatro SESC Vila Mariana
R. Pelotas, 141 - Vila Mariana, São Paulo
23/07/2025
Local: NEI Paulistinha / Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
R. Varpa, n. 54 - Vila Clementino, São Paulo / Rua Pedro de Toledo, 697 - 2. andar - Vila Clementino, São Paulo
MANHÃ
Apresentação de trabalho
8h30 às 10h – Sessão 1
Local: Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - Unifesp
R. Varpa, n. 54 - Vila Clementino, São Paulo
10h30 às 12h – Sessão 2
Local: Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - Unifesp
R. Varpa, n. 54 - Vila Clementino, São Paulo
TARDE
14h - Sessão especial - Diálogo com nossas presidências
Maria do Rosário Longo Mortatti – 1ª Presidenta da ABAlf e Presidenta Emérita (biênio 2012-2014)
Cláudia Maria Mendes Gontijo - Presidenta da ABAlf e Presidenta Emérita (biênio 2014-2017)
Isabel Cristina Alves da Silva Frade - Presidenta da ABAlf e Presidenta Emérita (biênio 2018-2019)
Lourival José Martins Filho - Presidente da ABAlf (biênios 2020-2021 e 2022-2023)
Mediação:
Gabriela Medeiros Nogueira – Presidenta da ABAlf
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
15h - Assembleia da ABAlf
Gabriela Medeiros Nogueira – Presidenta da ABAlf
Fernando Rodrigues de Oliveira – Vice-presidente da ABAlf
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
16h30 - Conferência de Encerramento
Anne-Marie Chartier (Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes, França)
Mediação:
Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Local: Teatro Marcos Lindenberg - Unifesp, campus São Paulo
PÓS EVENTO
SESSÕES DE COMUNICAÇÃO ONLINE
29/07/2025
Apresentação de trabalho
14h30 às 16h30 – Sessão 3
19h30 às 21h30 – Sessão 4
30/07/2025
Apresentação de trabalho
14h30 às 16h30 – Sessão 5
19h30 às 21h30 – Sessão 6
Normas para trabalhos
Requisitos para inscrição de trabalhos:
Poderão se inscrever para participar do VII CONBAlf – Congresso Brasileiro de Alfabetização com apresentação de trabalhos professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores da educação básica, gestores educacionais e todos os que se interessam pelos temas abordados no evento.
As sessões de comunicação ocorrerão em formato presencial e online, conforme programação do evento. No ato da inscrição do trabalho, o responsável pela submissão deverá indicar a opção por apresentar o trabalho presencialmente ou de forma online.
Poderão ser submetidos até 3 (três) trabalhos por participante, seja na condição de autor ou co-autor. Cada proposta pode ter até 3 (três) autores. O comprovante de pagamento da anuidade de cada um dos autores deverá ser enviado, em arquivo único, no momento da submissão do trabalho.
Para inscrição de trabalho é obrigatório o pagamento da anuidade da ABAlf de 2025 por todos autores e co-autores.
Caso a anuidade não tenha sido paga, recomenda-se fazê-la antes da submissão. Para trabalhos submetidos em dezembro de 2024, pode-se realizar o pagamento da anuidade em janeiro de 2025.
A anuidade 2024 não é válida para a inscrição de trabalhos no VII CONBAlf.
Para a submissão de trabalho, é obrigatório que todos os autores e co-autores estejam quites com a anuidade da ABAlf 2025 e efetuam o pagamento da taxa de inscrição.
Os trabalhos serão apresentados oralmente em sessões de comunicação de pesquisa ou de relato de experiência, conforme programação do evento. Para a apresentação de cada trabalho caberá o tempo máximo de 15 minutos. Após a apresentação, haverá cinco minutos para discussão entre os participantes.
Como fazer a inscrição de trabalhos:
As propostas de trabalho para o VII CONBAlf devem ser apresentadas na forma de texto completo, os quais, se aprovados, serão publicados nos anais do evento.
O texto deve ter entre 15 mil e 20 mil caracteres, com espaço, incluindo título, notas de rodapé, resumo e referências.
O texto completo deve ter:
a) Título e subtítulo separados por dois pontos, sendo o título e o subtítulo em letras maiúsculas e negrito.
b) Resumo entre 200 e 300 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.
c) Texto propriamente dito, contendo introdução, desenvolvimento da discussão e considerações finais;
c) O texto deve apresentar indicação de metodologia e referencial teórico
d) O texto deve partir de resultados finais ou parciais de pesquisa ou relato de experiência fundamentado em aportes teóricos.
e) Lista de referências utilizadas em conformidade com as normas da ABNT.
Os textos completos deverão ser submetidos para um dos Eixos temáticos do VII CONBAlf:
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Alfabetização e políticas públicas;
-
Alfabetização e história;
-
Alfabetização, diversidades e inclusão;
-
Alfabetização e infância;
-
Alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos;
-
Alfabetização e culturas digitais, tecnologias e outras linguagens;
-
Alfabetização e formação inicial e continuada de professores;
-
Alfabetização e suas práticas;
-
Alfabetização e literatura.
-
Alfabetização, pesquisa autobiográfica e história de vida de professor
Clique aqui para o template do Texto Completo do VII CONBAlf.
A avaliação dos trabalhos por parte da Comissão Científica observará os seguintes critérios:
a) Relevância e pertinência do trabalho para o eixo temático escolhido;
b) Riqueza conceitual no desenvolvimento da problemática;
c) Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação;
d) Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.
O trabalho deverá conter entre 15 mil e 20 mil caracteres com espaços, incluindo título, notas de rodapé e referências.
A divulgação dos trabalhos aceitos ocorrerá a partir do dia 20/04/2025 até o dia 16/05/2025, por meio e-mail e pelo site do evento.
Após divulgação dos trabalhos aceitos, os inscritos terão até o dia 20/05/2025 para efetivarem suas inscrições, mediante pagamento da taxa de inscrição e anuidade 2025 da ABAlf.
Formatação do texto completo:
O texto completo deve ser redigido em português, entre 15 mil e 20 mil caracteres, com espaço, incluindo referências, quadros, tabelas figuras e gráficos, digitado em Word. Margem esquerda e superior: 3 cm; Margem direita e inferior: 2cm; Fonte: Arial, tamanho 11; Espaçamento entrelinhas: 1,5; Recuo (parágrafo) de 1,25 cm na primeira linha; Alinhamento do texto: justificado. Notas explicativas no rodapé devem estar em fonte Arial, tamanho 9 enumeradas em algarismos numéricos.
O título do trabalho deve encabeçar o texto completo, em letras maiúsculas, em negrito e centralizado. Após o título, alinhado à direita, deve constar o nome completo do(s) autor (es). Em nota de rodapé, para cada um dos autores, deve vir a vinculação institucional (curso, faculdade/universidade, escola, órgão público etc.), seguido do e-mail de contato.
Abaixo dos nomes, deve vir a indicação do eixo temático.
O texto completo deve ser precedido de resumos (simples) em português, até 250 palavras, e entre três e 5 palavras-chaves, separadas por ponto e vírgula..
Referências e citações devem seguir rigorosamente as Normas da ABNT vigentes (NBR-6023/20018 e NBR-10520/2022).
Inscrição
VALORES DE INSCRIÇÃO
INSCRIÇÃO COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHO (online ou presencial)
VALOR PARA ASSOCIADOS DA ABAlf
Estudantes de graduação, professores da educação básica e gestores escolares
R$ 140,00
Estudantes de pós-graduação
R$ 190,00
Pesquisadores e professores universitários
R$ 240,00
INSCRIÇÃO COMO OUVINTE
VALOR PARA ASSOCIADOS DA ABAlf
Estudantes de graduação, professores da educação básica e gestores escolares
R$ 120,00
Estudantes de pós-graduação
R$ 160,00
Pesquisadores e professores universitários
R$ 200,00
Todas as modalidades de inscrição estão condicionadas ao pagamento da anuidade da ABAlf.
CRONOGRAMA PARA INSCRIÇÃO
Início do envio dos trabalhos
04/12/2024
Prazo final para envio de trabalhos
30/04/2025 (última prorrogação)
Período de análise dos trabalhos inscritos
15/04/2025 a 15/05/2025
Divulgação do aceite
A partir de 20/04/2025 até dia 16/05/2025
Prazo para pagamento da inscrição com apresentação de trabalho
20/05/2025
Prazo para pagamento da inscrição como ouvinte
18/07/2025
(condicionado à disponibilidade de vaga)
Para realizar sua inscrição, acesse aqui.